Projeto social


A Sociologia é muito importante para compreender a sociedade. Hoje tem sido diagnosticado vários problemas na convivência entre as pessoas e cada vez mais esses problemas tem se tornado objeto de estudo da Sociologia. Podemos melhorar a convivência encontrando respostas para os  problemas como os de violência, por exemplo, para isso uma leitura nos teóricos da sociologia tem sido necessária.  


Orientações preliminares para o Projeto Social

1º Sugere-se que se faça individualmente para que se possam fazer as observações necessárias com maior responsabilidade. Dessa forma o trabalho será melhor avaliado.
2º Equipes de dois componentes também são permitidas, mas devem-se dividir as tarefas do projeto para que um dos componentes não fique com maiores responsabilidades. É permitido grupos de até quatro componentes, desde que todos eles morem no mesmo lugar e esteja ciente dos problemas que serão analisados no projeto.
3º Escolha o tema de acordo com a realidade de sua localidade, de sua comunidade, levando em consideração que este projeto deve ser SOCIAL, ou seja, deve mudar a realidade social pesquisada.
4º O projeto é de intervenção, mas não será aplicado ou vivenciado. Porém, deve-se levar em conta que o que for sugerido deve ter coerência com a realidade. Ou seja, verificar se é possível a comunidade fazer sem ser encaminhado para as autoridades ou órgãos competentes.
5º Organize a minuta com lápis grafite, pois durante o desenvolvimento do projeto ela pode sofrer alterações.
6º Não se esqueça de ficar completamente informado do que pretende com o seu projeto.


Uma das práticas que tenho admirado muito tem sido a dos projetos. Um projeto social, por exemplo, pode resolver muita coisa se for bem planejado. Um exemplo de como fazer um projeto deve partir da organização de uma minuta. Uma minuta, segundo o Professor da Faculdade de Timbaúba, Dr. Matuzalém,  deve seguir os seguintes critérios: tema, tese/hipótese, pergunta, objetivo geral, categoria, aporte teórico, metodologia, novidade o objeto de estudo.

Este exemplo de minuta para um projeto social pode ficar assim estruturado:



TEMA
Droga, tô fora!
TESE/HIPÓTESE
Se as crianças da Escola "Tal", fossem conscientizadas do mal que as drogas trazem, evitariam o contato com elas.
PERGUNTA
Como discutir sobre as drogas com crianças do ensino fundamental da  Escola "Tal" ?
OBJETIVO GERAL
Debater com os alunos do Ensino Fundamental da  Escola "Tal"  sobre as drogas para conscientizá-los do mal que pode trazer aos que utilizam desta prática.
CATEGORIA
Droga, dependência, atitude, liberdade.
APORTE TEÓRICO
Durkheim,...
METODOLOGIA
Pesquisa bibliográfica, Observação na Escola "Tal"
NOVIDADE
Debate aberto, com turmas de 15 alunos sobre as drogas, enfatizando as suas consequências.
OBJETO DE ESTUDO
Os alunos.


A minuta é uma forma organizada de delimitar a pesquisa. Com ela não se corre o risco de fugir do tema. Porém, ela deve atender aos interesses do pesquisador.




3 comentários:

  1. A criação de Projetos Sociais é o que muitas vezes mudado a vida de varias crianças do Brasil. Muitos desses projetos são voltados para as crianças, se existe uma forma de melhorar o país, é por ai que devemos iniciar. Afinal são elas o futuro da nação.

    ResponderExcluir
  2. A conscientização é a chave para qualquer transformação, descrito isto. Saiba que seu conteúdo foi muito esclarecedor for mim. Haja vista acabo de ser aprovado no curso de Ciências sociais. Deixo aqui meus agradecimentos e meu fomento. Abraço

    Ateciosamente Miqueias Gomes
    Estado Bhaia (Bahia)

    ResponderExcluir

Seguidores