Ciências Sociais


Ciências Sociais

Sociologia é o estudo científico das relações ou interações entre as pessoas no tempo e no espaço. À medida que essas relações se repetem e se tornam estáveis, elas configuram padrões ou estruturas sociais. São exemplos de estruturas sociais as famílias, os grupos, as associações, as empresas, as sociedades, os Estados, etc.
As diversas abordagens (ou teorias) sociológicas enfatizaram diferentes características das relações sociais:
1. As teorias da ação social salientaram os processos de interação; as teorias estruturalistas e funcionalistas, os resultados da interação (as estruturas sociais).
2. Algumas correntes acentuaram o conflito como elemento central das relações sociais; outras, a cooperação.
3. Certas abordagens privilegiaram as relações diretas (face a face) entre as pessoas (microssociologias); outras, as relações distantes no tempo e no espaço, entre grupos numerosos (macrossociologias).
As principais teorias sociais contemporâneas procuram superar essas perspectivas dualistas, que opõem sujeito e objeto, indivíduo e sociedade. Em contraposição, expressam a concepção de que:
a) os seres humanos são interdependentes; sua vida se desenrola nas estruturas sociais que eles próprios formam quando se relacionam uns com os outros e, em grande parte, é condicionada por elas;
b) por isso, as estruturas sociais sofrem constantes mudanças — algumas rápidas e efêmeras, outras mais lentas e profundas;
e) as relações entre as pessoas têm importante papel nessas mudanças, mas, em muitos casos, elas não sabem como e quando suas ações contribuem para tal.
Charles Wright Mills (1959) denominou a capacidade de relacionar mudanças nas estruturas sociais com a trajetória social de cada pessoa de imaginação sociológica.
Referência:                                                   
Resumão Ciências Humanas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores